sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Adaptação curricular – Como fazer? Como funciona?






adaptação curricular é de extrema importância para uma real inclusão da criança especial no ambiente escolar. Com fatores sensoriais, sociais e de linguagem, esta adaptação visa transformar a experiência da criança na escola o mais confortável tanto para ela quanto para os pais.
Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

Faça um balanço do ano anterior

Antes de começar a preparar a adaptação curricular do seu filho ou aluno, você deve fazer um balanço do desenvolvimento que a criança teve no ano anterior. Um levantamento de quanto essa criança evolui e como ocorreu essa evolução, se foi satisfatório ou se deve melhorar. 
O balanço deve ser realizado junto com a escola, a fim de se saber também o desenvolvimento escolar da criança.
Com isso, o pai ou o professor da criança com necessidade especial pode realizar uma troca de conhecimentos.  Dessa forma, podem criar uma adaptação curricular para o próximo ano que seja mais proveitosa.
O levantamento junto à escola deve ocorrer com  todo o corpo docente que tem contato com a criança especial. Pois, a sua finalidade é  conseguir extrair o máximo de informações possíveis.
De tal forma, pode se ter uma melhor visão do que se esperar para o próximo ano, os resultados esperados e uma visão melhor de como guiar a escola.
Traçar uma estratégia de adaptação curricular de qualidade requer um trabalho com uma equipe interdisciplinar, para suprir todas as necessidades que posam a surgir.

adaptação de avalição curricular

Aplicação de avaliações

Após a conversa com toda a equipe que trabalha junto da criança, deve-se realizar uma série de avaliações para medir os níveis de desenvolvimento.
Cada uma dessas avaliações tem como finalidade medir um nível diferente, seja ele psicomotor, social, linguagem ou de manipulação de reforçadores.
A principal avaliação e a primeira que você deve realizar com sua criança ou filho é a VB-MAPP.
Esta avaliação deve ser feita todos os anos para medir o nível de evolução da criança.
A VB-MAPP é indicada para crianças com autismo ou que apresentam algum outro tipode atraso de linguagem, e é muito útil na adaptação curricular, pois mede níveis de habilidades que foram desenvolvidos ao longo do ano que passou.
Outra avaliação que também deve ser feita é a ABLSS, que complementa e cobre áreas que a VB-MAPP não cobre.
Temos também a AFLS, que é mais voltada para habilidades da vida funcional da criança especial. Nela será analisado a autonomia da criança para comer, usar o banheiro e ir à escola.
Com estas avaliações é possível traçar um plano de adaptação curricular mais exclusivo e completo para a criança. Já que todas estas avaliações cobrem área de desenvolvimento diferente ou possuem formas de avaliar distintas.  
Outra avaliação que pode ser realizada é a SOCIALLY SAVVY, que mede níveis de relação social com outras pessoas.

Planejamento de ensino individualizado

Chegamos agora no planejamento de ensino individual da criança. É nesta parte que iremos traçar planos baseando se nos resultados das avaliações.
Os resultados obtidos de linguagem, sensorial, social e de manipulação de reforçadores ajudaram pais e professores de crianças especiais a fazer uma adaptação curricular voltada exclusivamente para o perfil daquela criança. É nessa fase também que os objetivos serão estabelecidos.
Objetivos que são as abordagens de ensino, programas de ensino, as folhas para cada programa de ensino e qual esquema de reforçamento será utilizado.
É nessa fase também é que decidiremos quais reforçadores serão utilizados e porque a escolha desses reforçadores favorecerá a criança.
Reforçadores são acessórios que ajudam na adaptação curricular, como tabletes, brinquedos e jogos. Eles ajudarão a criança a se adiar ao ambiente escolar, cabendo aos professores ou aos pais que está realizando a  adaptação escolher o que melhor se encaixa.
O planejamento individual, assim como todo o processo de adaptação, também deve ser feito junto a uma equipe multidisciplinar.  
Pais, professores e fonoaudiólogos devem trabalhar juntos para conceber uma adaptação curricular individual, que construirá um bom currículo.

adaptação-curricular com fonoaudiologo

Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular 

O acompanhamento de um especialista fonoaudiólogo junto a uma criança com necessidades especiais é de extrema importância.
Pois, as questões de articulação da fala, treino de fonemas e trabalhar o falar para tornar ele mais inteligível são indispensáveis para a criança com necessidades especiais.
Os pais juntamente com a escola em uma questão de logística devem trabalhar juntos com o fonoaudiólogo. A escola deve autorizar a ida do especialista à instituição. Se caso não houver autorização, deve liberar a criança no horário de aula para ir. 
O fonoaudiólogo pode e deve ajudar na adaptação curricular, levando em consideração sempre a opinião dos pais e dos professores.
É um trabalho em conjunto que visa um bem maior, onde todos os envolvidos devem opinar.
O trabalho de um especialista nesta área na adaptação curricular de crianças com dificuldades de comunicação é de extrema importância também. Pois, além de trabalhar as questões de articulação, ele pode ajudar com estratégias e abordagens de desenvolvimento da fala.
É comprovado que crianças especiais que recebem acompanhando de um fonoaudiólogo possuem um desenvolvimento mais satisfatório.

O trabalho da escola

O trabalho da escola na adaptação curricular é de prover os conteúdos que serão trabalhos no ano com antecedência aos pais ou especialista que estão trabalhando no caso da criança. A instituição não pode se negar a fornecer materiais.
Entretanto, é trabalho dos pais, no ínicio de cada mês, solicitar às matérias que irão ser trabalhados naquele período.
A solicitação feita junto ao professor pode ser realizada muito antes do material da aula ficar pronto. Assim, o conteúdo da adaptação curricular ficará ainda mais completo. Pois, quanto antes realizado, mais fácil será de fazer e de passar à criança especial.
Este trabalho também deve ser feito com os livros didáticos, onde os mesmo devem ser comprados com certa antecedência.
A antecedência serve para que os pais ou especialista que irão acompanhar a criança faça uma leitura prévia do material e realize a adaptação curricular.
Um fator importante de inserção do aluno especial na escola é que se deve manter as atividades físicas dos mesmos.
Porém, estas devem ser realizadas junto às turmas mais jovens, para evitar acidentes e possíveis estresses ao aluno.
Para a adaptação curricular, o trabalho na grade da criança especial é fundamental. Mudando-a conforme as necessidades e realizando alterações de horários. É mais satisfatório que a criança especial chegue bem na escola, independendo do horário, do que chegar cedo cansado e propenso a gatilhos emocionais.
Você viu como o trabalho em conjunto é importante na adaptação curricular de crianças com necessidades especiais. Escola e família devem caminhar juntas para criar um currículo completo e maleável.
Ao acessar o blog, você encontra mais dicas e informações de educação, com o foco em crianças especiais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário